domingo, 16 de outubro de 2011

ENGANO




Ontem eu disse que o Tigrilo não tem mais se ausentado de casa, pois esta noite ele saiu de novo.Disse também que sua saúde estava bem, porém eu me enganei.Hoje quando acordei de manhã encontrei-o em meu quarto.Por volta das onze horas eu resolvi inspecioná-lo, pois ouvi briga de gatos na madrugada por mais de dez minutos e uma das vozes parecia ser do meu.Encontrei alguns arranhões e dentadas, mas o que chamou-me a atenção foi um leve mau cheiro.Aproximei bem o nariz até quase esbarrar em seus pêlos e o cheiro ficou mais evidente.Virei-o de barriga para cima a procurar de onde saía e logo encontrei: vinha do ânus.Era um odor fétido com secreção amarelada; ele rosnava com o meu toque ao redor.Puxei seu rabo para trás e localizei um caroço lateral interno que virando um pouco para fora tornou-se visível.Apertei de leve e saiu muito pus de consistência meio densa e eu temi que fosse um tumor malígno.Limpei com algodão e preparei tudo para  realizar um curativo: mais algodão, água filtrada, cotonetes, iodo e vinagre para desinfetar.Foi difícil, pois Tigrilo estava muito arisco e não colaborava, mas correu tudo bem mesmo assim.Antes, porém, fiz o procedimento no "pipi", pois o mesmo estava cheio de casquinhas em volta e após ser limpo percebi que eram feridas.Depois que terminei e já o tinha solto, lembrei-me da violeta genciana que é tiro e queda contra feridas.Ficou tudo pintado de roxo, mas creio que logo irá sarar, pois como nem sangrou eu concluí que não era um tumor malígno, mas tão somente uma infecção que somente um bom veterinário pode saber a causa e a exata gravidade.Se não melhorar em três dias, então talvez eu tenha que medicá-lo com antibióticos receitados.Meu Mingau quando bebezinho também já teve algo parecido, aliás foi bem pior: eu o encontrei com os olhinhos pregados de pus; o bracinho esquerdo fraturado e o ânus inflamado, quase todo virado ao avesso e entupido de fezes.Ele não conseguia evacuar e eu tive que espremer para sair.Coitadinho, doeu muito, saiu com pus, mas consegui deixá-lo novinho em folha.Espero que não seja uma doença séria, porém acho que isto é fruto de suas inúmeras noitadas de tempos atrás (DST felina); vou ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



ClicKut.com.br



POR NINA

POR NINA
13/01/2012